Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo da lição, perguntando para os alunos o que entendem sobre a palavra ESCATOLGIA.
Aguardem as respostas, escreva-as no quadro. Depois, procurem formular uma definição de escatologia a partir das ideias dos alunos e de outras informações expostas por vocês.
Se necessário apresentem uma definição de um dicionário bíblico ou da lição.
- Para trabalhar o conteúdo da lição, utilizem a dinâmica “A Ordem das Coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ordem das Coisas
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.
Material:
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de barbante
22 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)
11 envelopes
11 expressões digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O TRIBUNAL DE CRISTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO,A REVELAÇÃO DO SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO DAS NAÇÕES, O MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E SEU JULGAMENTO, O JUÍZO FINAL, NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.
- Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa, cadeira, carteira etc.
- Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados todos os 11 acontecimentos digitados.
DURANTE A AULA:
- Solicitem aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que nestes envelopes há algo a ser revelado.
- Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.
- Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos escatólogicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.
- Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.
À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).
- Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre, a partir da lição 03, pois na lição 01 será sobre os sinais que antecedem ao 1º. evento – o Arrebatamento.
Por Sulamita Macedo.
4º Trim. 2012 - JUVENIS,
EBD JUVENIS 2012
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo da lição, perguntando para os alunos o que entendem sobre a palavra ESCATOLGIA.
Aguardem as respostas, escreva-as no quadro. Depois, procurem formular uma definição de escatologia a partir das ideias dos alunos e de outras informações expostas por vocês.
Se necessário apresentem uma definição de um dicionário bíblico ou da lição.
- Para trabalhar o conteúdo da lição, utilizem a dinâmica “A Ordem das Coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ordem das Coisas
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.
Material:
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de barbante
22 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)
11 envelopes
11 expressões digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O TRIBUNAL DE CRISTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO,A REVELAÇÃO DO SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO DAS NAÇÕES, O MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E SEU JULGAMENTO, O JUÍZO FINAL, NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.
- Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa, cadeira, carteira etc.
- Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados todos os 11 acontecimentos digitados.
DURANTE A AULA:
- Solicitem aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que nestes envelopes há algo a ser revelado.
- Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.
- Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos escatólogicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.
- Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.
À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).
- Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre, a partir da lição 03, pois na lição 01 será sobre os sinais que antecedem ao 1º. evento – o Arrebatamento.
Por Sulamita Macedo.
Sem Comentários
Postar um comentário
ALGUMAS REGRAS PARA VOCÊ TER SUCESSO NOS COMENTÁRIOS:
• Tenha em mente que na maioria das vezes você não está pagando para ter acesso à
informação, portanto valorize o conteúdo do site, respeite as pessoas que pagam para
colocar no ar artigos sobre os mais variados assuntos.
Repetindo, pense em todo esse trabalho antes de escrever besteiras ou coisas sem sentido.
• Só faça comentários a respeito do tema que está sendo discutido na página em questão.
• O lugar de comentários não é um espaço comercial. Nunca, em hipótese alguma,
tente anunciar seus produtos ou seu site nesse espaço. Se quiser fazer propaganda, entre em
contato com o site para combinar os valores dos anúncios.
• Não poste mais do que 2 links em um comentário. Fazendo isso, a mensagem provavelmente será automaticamente bloqueada pelos filtros antispam do blog.
• Escreva um comentário com uma linguagem clara, de modo que possa ser entendida
por todos os leitores do blog. Nada de abreviações, internetês ou excesso de emoticons.
Tenha sempre bom senso.
• No campo URL, você pode escrever, sem problemas, o link para o seu blog, site ou perfil em alguma rede social. Se não tiver um link, deixe o campo em branco. Não escreva coisas como http://nãotenho ou http://meusite.com ou http://www.google.com.